Brain4child - Neuroblog

Neuroblog

Em 1965, um jovem estudante de 17 anos de idade chamado Randy Gardner, de uma só vez tirou nota máxima no trabalho escolar e entrou para o Livro dos Recordes

Leia mais...

Não me venha com a desculpa que não teve tempo ou dinheiro para presentear, pior ainda se esqueceu. Acorda! Hoje é o Dia dos Namorados, um dia especial, mais ainda quando entendemos melhor a química cerebral existente por trás do amor e da paixão.

Leia mais...

A despeito do expressivo avanço científico e tecnológico ocorrido nas últimas décadas, a educação escolar encontra-se ainda embasada em dois paradigmas que datam do início do século XX: a escola como uma fábrica e o cérebro da criança como uma tabula rasa (1, 2).

Leia mais...

Flexibilidade demais incomoda! Flexibilidade demais incomoda! Pernas nas axilas e pés pelas mãos chegam a dar aflição, seja no contorcionista do circo, seja no circo que virou a fisiológica política brasileira.

Leia mais...

Paul, americano da gema, nem bem havia chegado ao Brasil e já se gabava de falar um “bom” Português. Foi quando me convidou para ir a sua casa, antes, porém, uma rápida passada pelo supermercado.

Leia mais...

Imagine se você tivesse uma máquina que, colocada em sua cabeça como um capacete, fosse capaz de estimular áreas específicas do seu cérebro, melhorando funções ou provocando sensações que residem nessas áreas.

Leia mais...

Foi anunciada no dia de hoje a morte cerebral da adolescente Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, baleada pelo ex-namorado Lindemberg Fernandes Alves, após um trágico seqüestro que durou cem horas.

Leia mais...

Para muitos historiadores, antropólogos e sociólogos, a geração dos que hoje contam com 50 ou mais “primaveras” (lógico que não é meu caso!) é a que viveu as mais importantes mudanças da história moderna da humanidade.

Leia mais...

Nem os 7 graus das 7 horas da manhã desse domingo impediram que eu assistisse às últimas sessões desse muito bom 5º Mundial de TDAH que se encerra hoje aqui em Glasgow. Guarda-chuva em mãos

Leia mais...

A Escola Compatível com o Cérebro reconhece, respeita e contempla a diversidade infantil, utiliza práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas e desenvolve programas para identificação e estimulação de funções executivas e metacognitivas, capazes de reabilitar as dificuldades, estimular as habilidades e incluir a todos.

Leia mais...

Essa é a primeira regra! Pelo menos se você deseja reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em 60%,

Leia mais...

Há quem contemple a natureza e os animais, a música e a poesia, o esporte ou tantas outras maravilhas humanas ou Divinas. Por certo há também os que nada curtem, se contentam com a inércia, ou os que se embriagam com aberrações.

Leia mais...

Dizem que foi Gregório o Grande quem incluiu a preguiça na lista dos pecados capitais junto à gula, luxúria, avareza, ira, soberba e inveja. Cá entre nós, dá até preguiça pensar em todos!  

Leia mais...

Só as notícias do meu Coringão, líder do Brasileirão, e os resultados das pesquisas em Neurociências são capazes de melhorar o astral e aliviar minha memória do triste cenário político e econômico nacional.

Leia mais...

As trágicas consequências da desigualdade social aqui ou em qualquer lugar do mundo chocam, desmoralizam e provocam um profundo sentimento de culpa em qualquer cidadão de bem.

Leia mais...

Objetivar, planejar, organizar, focar, iniciar, monitorar, perseverar, operacionalizar e flexibilizar, ufa! Essas são as chamadas FE frias. Fique frio, são muitas, mas são fáceis de entender.

Leia mais...

 “Pavio curto”, “cabeça quente”, “tolerância zero”... Se você já recebeu um desses rótulos precisa ler esse post, se não, deve ler também. Por quê? Porque sim! Qual é a graça? Vai encarar?...Rsrsrsrs...

Leia mais...

Era 1960 e a criançada aguardava a chegada da Professora à sala de aula. Ao entrar, todos viram que ela trazia consigo um pacote cheio de marshmallow.

Leia mais...

Acostumado com diagnósticos através de exames laboratoriais, muitas vezes é difícil para o leigo e para São Tomé entender e acreditar em diagnósticos clínicos.

Leia mais...

Se compararmos nossa memória a um cômodo fechado dentro de uma casa, poderíamos dizer que a atenção é a chave que abre a porta desse cômodo e permite-nos entrar, seja para guardar ou retirar algo que nos é necessário.

Leia mais...

“Temos como verdade que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, dentre eles o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade” (Declaração de Independência dos EUA).

Leia mais...

No Brasil*, mais de 10 milhões de crianças e adolescentes têm seu futuro comprometido pelo desenvolvimento inadequado de suas habilidades cognitivas,

Leia mais...

A intrigante correlação existente entre funções executivas (FE) e classe econômica, saúde mental, desempenho escolar, metacognição, antecedentes pessoais, demografia e hábitos familiares e da criança que vimos aqui merece maior reflexão.

Leia mais...

Sempre foram expressões comuns na crítica cotidiana “fulano está se achando”, “sicrano não se enxerga?” ou “beltrano precisa tomar Semancol!”.

Leia mais...

Imagine você embaralhando letras na leitura e na escrita a ponto de trocar livres por servil, animal por lamina e amor por roma!

Leia mais...

Que má sorte daquele pastor alemão! Era 1967 e um grupo de cientistas da Universidade da Pensilvânia resolveu colocar no cão uma coleira eletrificada que a intervalos de tempo disparava choques fazendo o pobre animal pular e ganir de dor.

Leia mais...

Nessa cidade 1994 crianças com idade entre cinco e 12 anos estudam em escolas da rede municipal e, segundo seus pais, 86% delas são felizes.

– “Péra aí”, que pesquisa é essa? Eu pensava que toda criança era feliz!

Leia mais...

Uma das melhores sessões desse 5º Congresso Mundial de TDAH aqui em Glasgow, pelo menos para nós da Neurociência da Educação, TDAH na sala de aula!

Leia mais...

Se fosse possível entrevistar os pais dos mais de dois bilhões de crianças e adolescentes que vivem no mundo, certamente constataríamos uma grande diversidade no olhar desses pais em relação aos seus filhos.

Leia mais...
Página 1 de 2

Temos 49 visitantes e Nenhum membro online